Dicas MédicasOtorrinolaringologia Pediátrica

Seis sinais de que seu filho precisa ir ao otorrino pediatra

By 26 de outubro de 2020No Comments
otorrino pediatra

Muito se engana quem pensa que ir ao médico otorrino é coisa de adulto. Pelo contrário, problemas nos ouvidos, nariz e garganta são comuns na infância e, por esse motivo, é fundamental que os pais dos pequenos estejam atentos nesse sentido. Além disso, é essencial estar ciente de que, no que se refere às crianças, o profissional mais indicado para tratar eventuais patologias nessas áreas é o otorrino pediatra.

“Mas, ao sinal de quais sintomas devo levar o meu filho a um otorrino pediatra? ”

Há uma variedade de sintomas que podem significar algum distúrbio em termos de ouvidos, nariz ou garganta e, por isso, justificam a visita das crianças ao médico da área. Dentre eles, estão, por exemplo:

1) Atraso nas primeiras palavras

É por volta de um ano de idade que as crianças costumam pronunciar as primeiras palavras. Quando completam dois anos, já se espera que elas sejam capazes de falar frases curtas. E, finalmente por volta dos três anos, a fala dos pequenos já é de fácil entendimento para os adultos.

Ao notar qualquer atraso nesse sentido, é aconselhável que os pais procurem um otorrino pediatra para verificar se não há nenhum problema impedindo o desenvolvimento da dicção dos pequenos.

Saiba mais sobre o desenvolvimento da fala das crianças e os sinais de alerta quanto a isso

2) Costume de falar muito alto ou demorar para responder

É preciso ficar alerta caso a criança tenha o costume de falar muito alto ou, então, demore para responder quando é solicitada. Esses podem não ser um sinal de “má-criação” ou “teimosia” — como muitos pais pensam — mas, sim, sintomas de algum problema de audição.

Como tirar a dúvida? Sim, fazendo uma consulta com um otorrino pediatra!  

3) Rouquidão

A rouquidão e aspereza na voz na infância podem ser um sinal de algum tipo de doença nas cordas vocais do pequeno — como é o caso de verrugas e nódulos, dentre outras possíveis patologias que poderão ser identificadas e tratadas adequadamente pelo otorrino pediatra.

4) Hábito de respirar pela boca

Respirar o tempo todo pela boca não é normal, além disso, não é saudável. O hábito pode causar alterações no crescimento facial das crianças, bem como ocasionar distúrbios odontológicos. A prática pode, ainda, levar o pequeno a desenvolver, mais facilmente, quadros de infecção, já que o ar não é filtrado pelo nariz — como deve acontecer.

5) Ronco ou sono agitado

Quando uma criança ronca ou tem o sono muito agitado, é possível que ela esteja convivendo com algum distúrbio das vias aéreas superiores (fossas nasais, faringe e laringe). Nesse caso, a ida a um otorrino pediatra é fundamental.

Vale lembrar, ainda, que a qualidade do sono é crucial para o desenvolvimento infantil — já que é enquanto as crianças dormem que o hormônio do crescimento (o Growth Hormone, ou simplesmente GH) é liberado; também é nesse momento que são fixados o aprendizado e a memória.

6) Saliências no pescoço

Os pais precisam sempre estar atentos ao surgimento de ínguas, cistos, caroços e nódulos na região central ou lateral do pescoço dos pequenos. Esses podem ser sinais de algum tipo de patologia na garganta ou na laringe.

Outros sinais que justificam a visita das crianças ao otorrino pediatra: 

  •   Alterações em exames audiológicos (como o teste da orelhinha);
  •   Dificuldade para mamar;
  •   Engasgos;
  •   Espirros frequentes;
  •   Infecções de repetição (otites, sinusites, amigdalites, resfriados);
  •   Obstrução nasal (nariz entupido);
  •   Ruídos respiratórios;
  •   Secreção nasal constante.

Fique sempre alerta!

Vale enfatizar que quanto antes a doença for identificada e o seu tratamento instituído, melhor!  

Sendo assim, não hesite — ao constatar qualquer um dos sinais citados acima, entre em contato com a nossa equipe, e traga o seu filho para uma consulta com o nosso otorrino pediatra!

Leave a Reply

Open chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋🏻
Podemos ajudar?