Através da utilização de um diapasão, durante o exame físico, o médico poderá obter informações importantes sobre a perda de audição do paciente. Os diapasões utilizados para avaliação auditiva em consultório são os de frequência em 256Hz e em 512Hz, fazendo-se a comparação entre ambos ouvidos do paciente e, também, entre as vias aérea e óssea de cada lado. Assim, concluindo se a perda é do tipo de condução ou do tipo sensorioneural, o médico poderá solicitar os exames mais adequados para cada paciente.
Aplicação de Medicamentos Intratimpânicos
A via intratimpânica consiste na aplicação de medicamentos, através do tímpano, para a orelha média.
O objetivo é que as substâncias cheguem até a orelha interna, o que acontece através da passagem pelas membranas entre a orelha média a orelha interna. Podem ser utilizados medicamentos para controle de tontura, para tratamento da surdez súbita, entre outros. A técnica é realizada em consultório, com anestesia local.
Veja abaixo uma aplicação, via vídeo-otoscopia.
Biópsia
Biópsias são indicadas em caso de visualização de lesões que fogem de um padrão ou que geram suspeita para processos neoplásicos (tumorais).
Dependendo do local anatômico da lesão, principalmente se for de fácil acesso no consultório, podem ser realizadas sob anestesia local.
Drenagem de Abscessos
Os abscessos podem se formar em diversos locais – na parte interna das fossas nasais, dentro da cavidade oral, em geral em torno das amigdalas , na região do pescoço e até mesmo nas orelhas.
Para sua resolução, em geral, os abscessos devem ser drenados. Muitas vezes é possível realizar este procedimento em consultório sob anestesia local.
Manobras de Reposicionamento de Otólitos – VPPB
A VPPB (vertigem paroxística posicional benigna) ocorre devido ao deslocamento inesperado de pequenas partículas, chamadas otólitos ou otocônias, para algum dos canais semicirculares que compõem nosso labirinto.
Nesses casos, o paciente apresenta vertigem (tontura rotatória) súbita desencadeada por alguns movimentos da cabeça (deitar, levantar da cama, etc).
Após definido este diagnóstico e qual canal semicircular está acometido, efetuamos manobras terapêuticas (tratamento) específicas utilizando a força da gravidade ou a inércia para recolocar as partículas em seu local de origem e, consequentemente, cessar o problema.
As manobras de reposicionamento são realizadas em consultório e costumam ser bastante efetivas e frequentemente resolvem os sintomas já na primeira sessão. Eventualmente, há a necessidade de repetir as manobras até a resolução completa dos sintomas.
Na dependência da intensidade dos teus sintomas ou em se tratando de pacientes idosos, é aconselhável ir com acompanhante à consulta.
Remoção de Cerume/ Aspiração Auricular
Indicadas em casos de obstrução do conduto auditivo externo por cerume ou processos infecciosos da orelha.
Remoção de Corpo Estranho (Ouvido, Nariz e Garganta)
Principalmente com crianças, que estão descobrindo como seu corpo funciona, é comum a necessidade de remover corpos estranhos (objetos que não fazem parte do corpo) das cavidades nasais ou dos ouvidos.
Normalmente é possível realizar a remoção destes objetos no consultório, com instrumentos apropriados e, às vezes, com anestesia tópica.
Nos casos em que não é possível realizar em consultório, pode ser indicada a remoção com sedação ou anestesia em bloco cirúrgico para maior segurança do paciente.
E claro, apesar de ser mais comum em crianças, não é exclusivo, muitos adultos também podem precisar deste tipo de tratamento.
Tratamento de Epistaxe (Sangramento Nasal)
Alguns casos de sangramento nasal podem ser resolvidos no consultório, através de cauterização com substância química do vaso sangrante.
Nos casos mais intensos, pode ser necessária a colocação de um tampão nasal para que o sangramento cesse.
Videoendoscopia da Deglutição
Exame endoscópico feito no consultório, sem a necessidade de jejum ou anestesia, no qual uma câmera pequena e flexível é introduzida pela narina permitindo visualizar algumas fases da deglutição, enquanto o paciente ingere alimentos.
Seu objetivo é avaliar possíveis causas de engasgos, dificuldades alimentares ou aspiração de alimentos.
Videoendoscopia Nariz Faringe Laringe
Existem dois tipos de aparelho: o flexível, que é introduzido pelo nariz e vai até a garganta; e o rígido, que avalia separadamente o nariz ou a garganta.
Vídeo-otoscopia
É muito útil na avaliação de doenças da orelha externa (canal) bem como nas otites médias, pois permite a visualização do tímpano e das estruturas da orelha média com muito mais detalhes.
Além disso, por ser um exame com vídeo, pode ser visualizado em monitor durante a consulta, permitindo que o paciente também visualize as alterações do seu exame. Essas alterações podem ser gravadas e utilizadas para avaliação comparativa, o que é muito útil nos casos de pacientes com otites crônicas, pois dá uma melhor ideia da evolução da doença ao longo do tempo.