Audiometria é um exame que visa identificar possíveis alterações auditivas. O exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado e registrado.
A audiometria é um exame recomendado para o diagnóstico precoce de doenças que provocam a perda auditiva, sendo solicitado pelo médico otorrinolaringologista, quando há necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente na suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem traumas, tímpano perfurado, uso excessivo de medicamentos tóxicos para o ouvido interno, infecções e história hereditária de perda auditiva.
É um exame de triagem para pacientes com fatores de risco para surdez (como pessoas que trabalham com exposição a ruído, por exemplo), possibilitando ao médico identificar os primeiros sinais de perda auditiva e tentar prevenir o agravamento da surdez.
O exame é simples e não causa dores ou desconforto: o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente. Dura aproximadamente 20 a 40 minutos em adultos e exige a participação ativa do paciente.
Suspeitando de uma possível alteração ou perda auditiva, procure um médico otorrinolaringologista, que investigará o caso e solicitará os exames adequados para cada tipo de problema.