Os distúrbios da fala podem ocorrer em crianças, adultos e idosos. São de natureza variável, cada uma devendo ser abordada de maneira específica.
Todas têm tratamento e podem se resolver ou melhorar, desde que bem diagnosticadas.
Conheça os principais distúrbios da fala
Distúrbio da Motricidade Oral
Causam problemas na articulação das palavras. Ocorre devido à hipotonia de estruturas como língua, bochechas, lábios e céu da boca.
Atrasos de Aquisição de Linguagem
Espera-se que no primeiro ano de vida, as crianças iniciem a produção das primeiras palavras (“papá, mamã, dá, qué, etc”) e a partir do segundo ano, as palavras são combinadas e as primeiras frases começam a aparecer.
Atrasos nesse processo podem ocorrer por motivos não patológicos, como ambientes com pouco estímulo da criança para aprender a falar, mas devem alertar para possíveis diagnósticos, como perdas auditivas ou distúrbios neurológicos, tais como autismo.
Distúrbios da Leitura Oral e Escrita
No período de alfabetização, é preciso que primeiro a criança aprenda a ler, para depois escrever. Dificuldades maiores nesse processo podem indicar déficit tanto na decodificação fonológica quanto na compreensão da linguagem oral e escrita.
Distúrbios da Voz (Disfonias)
Distúrbios que alteram a qualidade vocal, gerando rouquidão. Lesões nas pregas vocais ou uso excessivo da voz são causas frequentes de disfonia.
Gagueira
Distúrbio que altera a fluência e o padrão rítmico da fala, manifesta por interrupções da fluência verbal. Muitas vezes se associa a sintomas de ansiedade, nervosismo e embaraço. Costuma se manifestar antes dos 5 anos e 80% melhoram até a idade adulta, especialmente meninas. Não tem causa ainda definida, mas há indícios de um componente genético associado..
Afasia e Disartria
Afasia é qualquer dificuldade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita.
Disartria é a dificuldade de pronunciar/articular as palavras.
Ambas costumam ocorrer após algum dano neurológico central, como um AVC (derrame).