O cenário de incertezas que estamos vivendo, devido à pandemia do coronavírus, aumentou os níveis de estresse e ansiedade. O constante clima de medo e incerteza gerado pelo bombardeio de informações aliado às mudanças radicais na nossa rotina devido à quarentena, causam prejuízos à qualidade do nosso sono.
Mesmo pessoas que nunca tiveram insônia, têm experimentado dificuldade em pegar no sono.
Mesmo pessoas que nunca tiveram insônia, têm experimentado dificuldade em pegar no sono, acordam várias vezes durante a noite ou despertam muito cedo pela manhã, e isso causa problemas no dia seguinte: sonolência diurna, irritação, cansaço físico e mental, dificuldade de concentração e de raciocínio, tendência a cometer erros, queda na produtividade, alteração da memória, dores musculares, entre outros.
Com a alteração da rotina durante a quarentena, através do trabalho remoto e do cancelamento das aulas, tem sido muito comum a ocorrência do atraso de fase: as pessoas acabam ficando sobrecarregadas com o trabalho e com as tarefas domésticas e têm sentido necessidade de dormir mais tarde e consequentemente acordam mais tarde, desregulando o seu relógio biológico.
Além disso, pesadelos tem sido mais frequentes. Esse distúrbio é agravado quando há situações em nossa vida que aumentam nossos níveis de estresse e ansiedade.
Para ajudar a lidar com este desafio, existem algumas dicas, que chamamos de higiene do sono, que auxiliam na melhora da qualidade do sono:
- Tenha rotina: horários regulares para dormir e acordar
- Faça as refeições sempre nos mesmos horários
- Exponha-se à luz solar durante o dia e reduza as luzes da casa à noite
- Evite exposição a luzes artificiais de celular ou computador à noite
- Evite o consumo de notícias à noite – escolher um horário do dia para se informar sobre o que acontece no mundo (de preferência de manhã ou à tarde)
- Prefira fazer atividades relaxantes a noite: meditação, respiração controlada, ioga, banho quente
- Evite tirar sonecas durante o dia
- Mantenha atividade física diária, de preferência durante o dia
- Evite o consumo de estimulantes, como café e chimarrão
- Busque ajuda caso perceba que está com dificuldades de sono