COVID-19Dicas Médicas

Novo Corona Vírus, saiba mais

By 2 de março de 2020agosto 14th, 2020No Comments

O mundo todo está alerta em função do novo Coronavírus, doença que tem gerado muitas dúvidas e, claro, muito medo por parte da população.

Embora assuste, devido às mortes que já ocorreram, é importante ressaltar que não há motivos para pânico.

Embora assuste, devido às mortes que já ocorreram, é importante ressaltar que não há motivos para pânico, desde que se tomem as devidas precauções. Neste post vamos falar sobre os sintomas, quem são os pacientes considerados em risco, como funcionam o diagnóstico e tratamento e, principalmente, como se prevenir.

Em primeiro lugar, é importante saber quem está sob suspeita e como esses pacientes precisam ser tratados. Devem ser encaminhados para avaliação médica pessoas que viajaram ou estiveram próximo de quem viajou para regiões afetadas, tais como China, Itália, Estados Unidos, França e outros, que estão apresentando sintomas como febre + sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais). Quem está com esses sintomas e manteve contato com caso confirmado também é considerado suspeito.

Esses pacientes devem procurar as emergências de hospitais de referência da sua região, onde passarão por exames e receberão instruções de isolamento. Os “contactantes”, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e/ou confirmados, mas não apresentam os sintomas descritos, não precisam ficar isolados, mas devem ser acompanhados por profissionais de saúde com determinada frequência. O tratamento varia conforme avaliação de cada caso.

O vírus ainda está em estudo, mas sabe-se que há contaminação por contato e gotículas respiratórias, ou seja gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro. Assim, é importante manter os seguintes cuidados: lavar constantemente as mãos com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel, sobretudo após tossir ou espirrar; evitar tocar olhos, nariz e boca; manter os ambientes ventilados; higienizar objetos compartilhados; cozinhar bem alimentos; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos, garrafas e, para os gaúchos, vale a recomendação de “dar um tempo” na tradição e não compartilhar o chimarrão.

Muito importante: ao se identificar como um possível caso suspeito de Coronavírus, não circule por ambientes públicos, evite contato com outras pessoas e busque imediatamente um hospital de referência na sua cidade. Em caso de mais dúvidas, você pode entrar em contato com o Ministério da Saúde pelo whatsapp 61 99289-4640 e JAMAIS divulgue notícias falsas ou das quais não tenha certeza.

Open chat
???? Precisa de ajuda?
Olá ????????
Podemos ajudar?