Segundo a Dra. Karine Bombardelli, uma das sócias e idealizadoras do IGO – Instituto Gaúcho de Otorrino, a obstrução nasal é uma das reclamações mais frequentes nos consultórios de otorrinolaringologistas.
Comumente chamada de “nariz entupido”, a obstrução nasal tem diversas causas, tais como quadros infecciosos, virais ou bacterianos, resfriados, rinossinusites, processos alérgicos e alterações estruturais, como desvios de septo, aumento no tamanho das adenoides, pólipos nasais ou tumores no interior do nariz, por exemplo. Outra causa bastante frequente do problema, é o uso abusivo de gotas descongestionantes, cujo uso é desaconselhado pelos otorrinos.
Os sintomas mais comuns, relacionados à obstrução nasal, são sangramentos nasais e alterações no olfato, que também podem indicar patologias mais graves. Estando alerta a essas sintomas, deve-se buscar atendimento médico. O otorrinolaringologista especialista no tratamento de obstruções nasais é o rinologista, que tratará o problema de acordo com o diagnóstico. A obstrução nasal pode ser tratada mediante o uso de medicamentos específicos ou mesmo de forma cirúrgica, dependendo do fator responsável pela obstrução.
A Dra. Karine é otorrinolaringologista com especialização em Rinologia. A médica, sempre em busca de aperfeiçoamento profissional, participou recentemente do IV Combined Meeting, evento organizado pela ABORL-CCF e que apresentou “todas as novidades nas área de Rinologia, Alergia, Estomatologia e Plástica da Face”, e do II Simpósio Internacional de Rinologia.
Para agendar uma consulta com a Dra. Karine Bombardelli, entre em contato.