O septo nasal é a estrutura que divide as 2 narinas, serve como sustentação da pirâmide nasal e para guiar a passagem de ar de forma fisiológica. Quando essa estrutura não se encontra inteira e funcional, pode causar alguns desconfortos.
A perfuração do septo nasal, portanto, é essa comunicação entre uma narina e outra, internamente no nariz (que não deveria existir).
Pode ser causada por uma complicação de cirurgia nasal, por lesões repetidas (hábito de manipular as narinas com os dedos), uso de drogas inaláveis como cocaína ou gotas vasoconstritoras, por infecções ou doenças sistêmicas, principalmente auto-imunes.
O paciente com perfuração septal deve ser avaliado por otorrinolaringologista para que se investigue a causa. É fundamental que sejam realizados:
- Anamnese (história clínica detalhada do paciente);
- Exame físico e endoscópico nasal;
- Exames de laboratório e de imagem para alguns casos;
- Biópsia dos bordos da perfuração para casos selecionados.
Quais os sintomas da perfuração septal?
As perfurações podem causar sintomas ou não. Os sintomas podem incluir a formação de crostas, ressecamento e sangramentos nasais frequentes.
Perfurações septais pequenas e anteriores podem produzir um som similar ao assovio na respiração. No outro extremo, perfurações muito amplas podem causar o que chamamos de nariz em sela (desabamento total da pirâmide nasal por falta de sustentação).
E o tratamento?
A maioria das perfurações não necessita de reparo, exceto quando muito sintomáticas.
Se a perfuração for causada por doenças sistêmicas ou infecções, elas devem estar bem controladas antes de se realizar a correção. Da mesma forma, os hábitos nocivos que causaram a perfuração (manipulação digital ou uso de drogas), devem ter cessado de forma definitiva, sob risco de recorrência da perfuração.
O procedimento de reparo é complexo e desafiador, executado por médico cirurgião devidamente treinado para isso. Costuma ser feito com enxertos e retalhos do próprio indivíduo (usa-se tecido do próprio paciente para cobrir o defeito). Devido à complexidade, tem uma taxa de falha maior do que outras cirurgias nasais.
Cuide de sua saúde! Ao notar os sintomas, consulte com seu médico!