Dicas MédicasOtologia

Como limpar os ouvidos?

By 30 de novembro de 2021No Comments
comolimparosouvidos

A pergunta do título certamente está entre as mais realizadas dentro do consultório do otorrinolaringologista, quando o assunto é o cuidado com os ouvidos. Como limpar os ouvidos? Vamos tentar responder e desmistificar alguns fatos relacionados aos nossos ouvidos.

O primeiro mito é de que a cera (ou cerúmen) seja algum tipo de sujeira ou impureza. O cerúmen é, na verdade, uma substância produzida no canal auditivo externo que protege esta região contra entrada de água, corpos estranhos e microorganismos que poderão causar inflamações e infecções.

Sendo assim, estamos diante do segundo mito: de que a cera deve ser removida rotineiramente. Não deve, pois, neste caso, estamos aumentando a chance de infecções do ouvido externo. Ademais, ao tentar procedimentos caseiros para remover o cerúmen, dificilmente estaremos efetivamente removendo ele, e sim deslocando-o para o fundo do conduto auditivo externo.

Como limpar os ouvidos?

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente até onde o dedo alcança, sem introduzir nenhum tipo de objeto no conduto auditivo externo.

A remoção do cerúmen somente se faz necessária quando for notado um acúmulo excessivo, ou seja, uma obstrução do conduto auditivo, ocasionando sintomas como perda de audição, abafamento, aumento da coceira e, por vezes, até dor (em pressão).

Nestes casos, você deve procurar o seu médico otorrinolaringologista, pois ele estará habilitado a diagnosticar o problema e realizar o tratamento.

Você não deve, sob hipótese alguma, tentar o uso de cotonetes ou outros dispositivos, bem como não deve utilizar medicações por conta própria. Lembre-se: nem toda falta de audição é ocasionada por cerúmen! Você já ouviu falar sobre a surdez súbita? É uma importantíssima causa de falta de audição, infelizmente ainda pouco conhecida.

Leia mais aqui.

Hoje, são encontrados no mercado métodos alternativos, como removedores elétricos de cerúmen e aspiradores para uso domiciliar, além do “cone chinês” ou “cone hindu”. Todos são contraindicados e, inclusive, o cone chinês é alvo de constantes alertas das sociedades médicas, pois pode causar danos irreversíveis ao ouvido.

Confira aqui!

 

*Texto escrito pelo otorrinolaringologista especialista em Otologia Fabio André Selaimen (CREMERS 36536)

 

Quer agendar seu horário no IGO? Entre em contato!

Open chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋🏻
Podemos ajudar?