As causas para perda auditiva são diferentes e podem variar de acordo com a faixa etária.
Em crianças, a perda de audição é mais decorrente de otites médias, infecções maternas durante a gestação e causas genéticas. Já nos adolescentes, a perda auditiva começa a se manifestar em decorrência dos sons altos, como o uso incorreto dos fones de ouvido, por exemplo.
E, nos adultos, a perda auditiva é mais comum por causas como ruído ocupacional, ou seja, pessoas que trabalham em locais onde há muito barulho sem uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), perfuração timpânica e causas crônicas, como infecção persistente e o colesteatoma.
Em geral, os ouvidos apresentam alguma proteção para sons abaixo de 80 dB. Ainda assim, a exposição deve ser, preferencialmente, bem abaixo disso para minimizar o risco de lesão. A partir de 80 dB, o risco de perda auditiva aumenta exponencialmente. A exposição a 90 dB por quatro horas, por exemplo, já é suficiente para causar dano auditivo.
Para referência, confira a intensidade de alguns sons cotidianos:
- Sussuro: 20 dB;
- Conversa normal: 40-60 dB;
- Aspirador de pó: 80 dB;
- Sons de tráfego: 90 dB;
- Música via fones de ouvido com o volume no máximo: 100 dB;
- Som de um trovão que caiu nas proximidades: 110 dB;
- Show de uma banda de rock: 120 dB;
- Caça decolando a 20 m de distância: 140 dB;
- Explosão de fogos de artifício a 1 m de distância: 160 dB;
- Decolagem de um foguete próximo: 180 dB.
Algumas dicas e cuidados para prevenir a perda auditiva:
- Jamais introduza qualquer objeto nos ouvidos ou tente limpar os condutos auditivos. Além disso, não utilize qualquer substância, como álcool, nos ouvidos sem orientação médica.
- Evite exposição a sons de alta intensidade. Em casos ocupacionais, é obrigatório o uso de protetores auriculares específicos para som alto – EPIs.
- Quando for necessário utilizar fones de ouvido, use em baixo volume, permitindo ouvir algum chamado fora do fone. Além disso, não use fones de ouvido por períodos muito prolongados e retire-os periodicamente para que haja a ventilação da pele da orelha externa.
Precisando de consulta, conte com a equipe de especialistas do IGO!
Agende sua consulta online em Porto Alegre ou em Canoas.
Telefone: 51 3135 9440. Informações pelo whatsapp: 51 998 381 153.