Dicas MédicasMedicina do Sono

Por que dormir bem é tão importante para nossa saúde

By 24 de março de 2021No Comments
dormir bem

Desde 2020, temas como “dormir bem”, “dormir melhor”, “ronco”, “apneia” e “insônia” tiveram um salto no Google, atingindo picos de pesquisa em diversos meses. Mas, afinal, por que os brasileiros estão tão interessados em como dormir melhor? É realmente tão importante ter sono de qualidade?

Neste conteúdo reunimos uma série de informações confiáveis sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

O que é dormir bem?

De modo resumido, o sono com qualidade é constante e reparador, fazendo com que acordemos descansados física e mentalmente para a rotina do novo dia. Portanto, dormir bem é essencial para nossa qualidade de vida. As pessoas tendem a relacionar o sono apenas ao descanso, mas existem diversos outros benefícios para a nossa saúde. Conheça alguns deles:

BEM-ESTAR

Dormir o tempo necessário para sua faixa etária e ritmo de vida ajuda no fortalecimento da imunidade. Além disso, o sono reparador é importante para amenizar sensações de dor no corpo, já que a privação do sono está relacionada ao aumento da sensibilidade à dor.

ANABOLISMO

Sabia que dormir bem ajuda no anabolismo? Pessoas que dormem pouco ou mal (com má postura e por pouco tempo ou acordando diversas vezes) mantêm maior taxa de gordura corporal e produzem menos massa magra.

DORMIR BEM TEM RELAÇÃO COM O APETITE

Nosso apetite é controlado por dois hormônios: grelina (sensação de fome) e leptina (sensação de saciedade). Eles são regulados enquanto dormimos. Por isso, dormir pouco desregula esses hormônios e faz com que nosso organismo “peça” alimentos mais calóricos em busca de energia e saciedade.

CONCENTRAÇÃO E MEMÓRIA

A memória curta (acontecimentos e aprendizados do dia) é consolidada durante o sono. Em muitos casos, a falta de concentração e memória pode estar relacionada ao “dormir mal”. Especialmente estudantes e profissionais que necessitam de atenção intensa durante o trabalho devem ter cuidado redobrado.

Preciso dormir 8 horas diárias?

Existem tantas dúvidas sobre a quantidade de sono diário que o assunto merece um tópico! Muita gente se pergunta se está dormindo o suficiente, mas é preciso entender que cada indivíduo tem uma rotina única, demandando mais ou menos energia para cumprir as atividades diárias.

Isso significa que quantidade de horas de sono pode variar de pessoa para pessoa, variando também em função da idade e fase da vida. Como saber quantas horas de sono eu preciso? A resposta é simples: quando você acorda sentindo-se bem, descansado e disposto para as atividades diárias está dormindo suficiente!

Como avaliar a qualidade do sono

Será que durmo mal? Como saber se preciso procurar um especialista em sono? O primeiro passo é fazer uma breve avaliação de si mesmo. Responda às seguintes perguntas:

  1. Acorda sempre cansado?
  2. Sente que está sempre sonolento?
  3. Reclamam que você ronca ou range os dentes enquanto dorme?
  4. Tem dificuldade para pegar no sono?
  5. Acorda durante a madrugada e não consegue mais dormir?
  6. Dorme durante situações usuais, como enquanto conversa com um amigo ou dirige?

Se você respondeu SIM para alguma das perguntas anteriores, provavelmente precisa consultar com um médico especialista em sono. Não se automedique nem deixe o problema ganhar proporções maiores. Procure orientação profissional!

Considerando a Medicina do Sono uma área multidisciplinar, o Instituto Gaúcho de Otorrinolaringologia conta com especialista em Medicina do Sono, que tem por objetivo diagnosticar e tratar adequadamente os chamados “distúrbios do sono”.

 

ENTRE EM CONTATO!

Endereço: Av. Tarso Dutra, 10, bairro Petrópolis – em Porto Alegre (RS)

Telefones: (51) 3135.9440 | (51) 998 381 153

*Estacionamento no local

 

Para mais dicas, siga o IGO nas redes sociais e acompanhe nossos conteúdos!

Instagram: @igo_rs | Facebook: @institutoigo

Open chat
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋🏻
Podemos ajudar?